sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O novo documento eletrônico

Eu também acredito que em breve, as compras só serão possíveis com o CPF eletrônico.

Governo BBB implantará em cinco estados o cartão chipado para controlar cidadãos
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net

O RIC é um número único de registro de identidade civil - disponível por meio de um cartão magnético com impressão digital e chip eletrônico. Ao longo de nove anos de implantação, a partir de dezembro deste ano, o novo documento substituirá gradualmente as atuais cédulas de RG. Em um futuro bem próximo, o RIC poderá agregar outros documentos, como o título de eleitor, CPF e PIS-Pasep. Com um só documento, repleto de informações, o cidadão fica tecnicamente rastreável pelo Estado e seus aparelhos repressivos. Em breve, por exemplo, pode surgir uma lei que obrigue o cidadão a fazer compras usando o cartão chipado.


Para armazenar e controlar o número único de registro de identidade civil e centralizar os dados de identificação de cada cidadão, o governo criou o Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil. O cartão armazenará, obrigatoriamente, nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, o órgão emissor, local e data de expedição e de validade. Nele também haverá um código conhecido como MRZ (sigla em inglês para zona de leitura mecânica). Esta sequência de caracteres de três linhas vai agilizar o processo de identificação da pessoa e das informações contidas no RIC.

Dois milhões de cartões devem ser emitidos no lançamento. O projeto-piloto de implantação do novo cartão, que vai substituir as atuais cédulas de RG, é comandado pelo Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil, coordenado pelo Ministério da Justiça. O projeto BBB da turma do $talinácio, que tem como pilar o famigerado Plano Nacional de Direitos Humanos, está apenas começando...